SITE EM ATUALIZAÇÃO... José Ferreira de Aquino
Terça, 16 Outubro 2018

José Ferreira de Aquino

Jose Ferreira de Aquino (Crato) Diretor-Geral da Camara dos Deputados e diretor da Casa do Ceará In memoriam

 

Uma trajetória de vida que começou no Cato,passou por Fortaleza, Ribeirão Preto/S, Riode Janeiro , Belo Horizonte e Brasília, sempre com determinação,talento e grandeza. A vida lhe Uma Nascido em Fortaleza- CE em 03/09/1925, filho de José Carolino Filho e Alice Temporal de Aquino, teve como irmãos: Alice, Luciano, Aurelino, Mauricio, Laíse, Eliane e Isabel.

 

Foi estudante do Seminário da Prainha, em Fortaleza, perto da Monsenhor Tabosa e ao lado do Centro Cultural Dragão do Mar, dos 12 aos 20 anos, onde se destacou especial pelo seu espírito fraterno e amigo. Entrou para o Seminário , juntamente com o atual cardeal emérito, Dom José Freire Falcão, estudaram sempre na mesma sala, aos 12 anos. Aquino preferia gramática Portuguesa, Latim, Grego . Enquanto que Dom Falcão gostava muito de Matemática Quântica.

 

Aquino resolveu sair do Seminário aos 20 anos, pois sentia que Deus o chamava para o casamento.

 

Cursou também o Supletivo pois o Seminário não era equiparado aos padrões escolares. Tinha aula de manhã e de tarde.

 

Saiu do Ceará aos 23 anos, trabalhando pelo IBGE, foi morar em Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Aqui conheceu Ericka Ximenes Ferreira, cearense de Sobral, se apaixonaram e se casaram. Lá tiveram dois filhos José Ivan e Ricardo. Depois, foram para Salvador onde nasceu a filha Maria Conceição. Aproveitou a chance em Salvador fez o curso de Contador, isto depois que saia do trabalho no IBGE, cargo que ocupou depois de fazer concurso. Em Belo Horizonte começou o curso de Letras terminando em Brasília no CEUB. E na UDF fez o curso de Administração.

 

Descobriram que Brasília, a nova capital seria construída. Voltaram para Belo Horizonte para ficar mais perto da construção e lá nasceu Eduardo.

 

José de Aquino Ferreira foi primeiro para Brasília, meses depois, quando Eduardo tinha 12 anos, a família se reuniu novamente na Capital. Aqui nasceram Maria Teresa, Paulo Odília e Elcina.

 

Em Brasilia, presou concurso para a Câmara dos Deputados e passou. Tomou posse no dia 06 de fevereiro de 1963, exercendo vários cargos,entre eles, a função de Diretor da Coordenação de Movimentação de Crédito até 1977, quando foi eleito Diretor Geral da Câmara dos Deputados, atuando até 1980. Tudo por mérito próprio e com muita honestidade e eficiência.

 

Aos 80 anos foi homenageado com o título de Cidadão Honorário de Brasília com a ajuda de Edvaldo Ximenes (seu cunhado) e a pedido do Deputado Distrital Chico Vigilante.

 

Recebeu varias comendas tais como as Medalhas do Rio Branco , do Itamaraty, e a do Pacificador, do Exército ,e várias outras condecorações.

 

Apesar de ter vivido toda esta pompa ao lado que mais chama atenção na pessoa do Aquino é sua bondade, honestidade, humildade e caridade.

 

Participou, com sua inseparável Ericka, de vários movimentos da igreja como Encontro de Casais com Cristo, Movimento Familiar Cristão e por último o Caminho Neocatecumenal.

 

Ajudou a construir o seminário Redemptoris Mater, no Paranoá, e durante a construção abrigaram vários seminaristas em casa.

 

Na Casa do Ceará ajudou muito a nossa saudosa Meire Porto e outros , tendo sido diretor de Administração e Finanças.

 

Morreu aos 81 anos alguns dias depois de completar 55 anos de casamento no dia 08 de maio de 2007 deixando muita saudade, cinco filhos, 19 netos e seis bisnetos..

 

Quando foi agraciado com o titulo de Cidadão Honorário de Brasilia, o seu sobrinho, médico Valdir Aquino Ximenes, o saudou, pois também completava 45 anos de |Brailis e 80 anos de vida: , “na qualidade de representante da família Aquino- Ximenes, família esta que possui uma divida de eterna gratidão com o nosso homenageado, neste dia tão festivo e que nos enche de alegria e felicidade, afirmando com plena segurança que de todas as pessoas com que convivi, e posso dizer que não foram tão poucas assim em meus quarenta e três anos de idade e nas minhas atividades profissionais de médico,a pessoa que mais se aproximou na sua qualificação de ser humano do conceito cristão de santidade chama-se José Ferreira de Aquino,o “Tio Zé” de todos nós,amado e admirado por todos os seus familiares e inúmeros amigos, o mais novo cidadão honorário da capital do Brasil, orgulho do povo brasiliense!”

 

 

 

Atividades

Visitantes

Total: 15018