SITE EM ATUALIZAÇÃO... Eraldo Pinheiro Pinto
Segunda, 15 Outubro 2018

Eraldo Pinheiro Pinto

Eraldo Pinheiro Pinto , médico (Solonópole) - Os Pinheiros do Vale do Rio Jaguaribe e alhures

 

Os Pinheiros do Vale do Rio Jaguaribe e alhures

Uma copiosa queda da água formada no leito por onde corria o riacho do sangue,fez o português Manoel Pinheiro do Lago fazer parada. – O Colonizador, hábil no trato com os colonos e caboclos, cognominado “ O Abraão do Jaguaribe” formou numerosa família,cujo os ramos se estenderam por grande parte do território nacional ocupado.Os Pinheiro deram ao Brasil,vultos de notável relevo nas letras,na política e no comercio.

 

A sede da Fazenda Umari foi onde a antiga Vila Cachoeira, passou a denominar-se Solonopolis, em homenagem a um dos seus mais ilustres filhos . – Manoel Solon Rodrigues Pinheiro, bacharel e jornalista que prestou relevantes serviços a sua Terra Natal como político de notável atuação.

 

O município, situado no vale do Jaguaribe,sofria das mesmas intermitências do que ocorria em toda região do maior rio seco do mundo.

 

O Comerciante Juarez de Albuquerque Pinto,cedo verificava que a região do Vale carecia de condições para crescer e se desenvolver. Dotado de grande tino comercial apressou sua mudança, para Fortaleza indo residir no Bairro de Jacarecanga.

 

Juarez de Alburquerque Pinto se tornou sócio daLoja de Variedades que juntamente com as lojas Slooper e 4 e 4 Centos disputavam a liderança no comercio local.

 

Cedo os negócios comercias foram bem sucedidos acompanhando o ritmo que Fortaleza apresentava. – Juarez de Albuquerque casou em Fortaleza com Lucilia Pinheiro.

 

O Filho do casal, Eraldo Pinheiro Pinto nasceu em Fortaleza em 12/03/1934. Aos 9 anos foi matriculado no tradicional Colégio Cearense do Sagrado Coração de Jesus a Avenida Duque de Caxias. Lá cursou do primário, Ginasial e Cientifico – 1945 a 1952.

 

Perfeitamente integrado no sistema Educacional dos Maristas participou de todas atividades esportivas, sóciais e culturais figurando sempre nos quadros de honra – Desfilava nas paradas de 7 de setembro com a farda de gala branca,empunhando uma bicicleta Raily aro 28.

 

O ano de 53 foi dedicado a preparação do vestibular e Eraldo não titubeou. Valeu a pena sacrificar os prazeres da juventude, o jogo de basquete, as vésperais de Cinema e as Tertulias nos clubes Ideal e Nautico.

 

Quitou suas obrigações do serviço Militar no centro de preparação de oficias de reserva.

 

Foi aprovado na Faculdade de Medicina na Universidade Federal do Ceará, concluindo seu curso em 1959.

 

Na faculdade de medicina em 1954,namorou a colega de faculdade estudaram juntos,noivaram e casaram. 1962 celebraram um pacto e a universitária Daisy teve que renunciar um brilhante curso que vinha fazendo em função de ser mãe. Na concepção do casal a educação dos filhos era de primordial importância.

 

Conviveu com grandes nomes da Medicina cearense, Walter de Moura Cantidio,Waldemar Alcântara, Newton Gonçalves,Haroldo Juaçaba e uma plêiade de colegas com quem se relacionava muito.

 

– Fez residência medica em cirurgia da Casa de Saúde São Miguel – Rio de Janeiro sob a orientaçãodo professor Fernando Paulino 1960.

 

Cargos e funções – assistente do Departamento de cirurgia da Faculdade de Medicina do UFC 1961 a 1968. – Cirurgião do Departamento de saúde do Ceará – 1965-1967 – Medico Perito do IAPI – 1961 a 1965 – Medico do corpo clinico da Casa de Saúde Dr Cesar Carls-1965-1968.

 

Veio para Brasília em 1967 – como professor convidado do Bloco Urinário da Universidade de Brasília – contratadopela Faculdade de Ciência da UNB. Disciplina de Urologia de 1968 a 1973. – Aceitando oconvite da Universidade de Brasília impôs uma condição petria, só ficaria se a UNB bancasse a moradia. Inicialmente morou no Hotel Nacional e depois na SQS 208 Bloco B apto 503, cujo apartamento tinha pertencido ao falecido Carlos Jereissati.

 

Os médicos cearenses,pioneiros de Brasília acolheiram o casal Eraldo e Daisy e até hoje são amigos fraternos. –Adamastor Alves Cordeiro, Tamborine,Djacir Martins, Marcelo Wayne, Manoel Ximenes,José Maria Leitão dentre tantos outros/aratacas. É uma irmandade autêntica.

 

Seu currículo prosseguiu como Diretor Técnico no hospital Santa Lucia, 1981 a 1998 – Urologista do centro urológico de Brasília – Urocentro, desde 1989- conselheiro Corregedor do Conselho Regional de Medicina, de 1948 a 2008 – fundador da Sociedade Brasileira de Urologia da Seccional do Distrito Federal.Fundador da Academia de Medicina de Brasília.

 

Homenagens

 

Medalha de Mérito concedida pela Sociedade Brasileira de Urologia.

 

Placa de Prata como homenagem da Sociedade Brasileira de Urologia, Seccional de Brasília.

 

Paraninfo da turma de medicina da Universidade de Brasília,turma de 1974.Medalha Santos Dumont concedida pelo Ministério da Aeronáutica.

 

Presidente de Honra II Congresso de Ética Médica do Distrito Federal -2007.

 

Homenagem do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal pelo cinqüentenário Formatura – 2010.

 

O casal já celebrou suas bodas de ouro e reside na SHIS 27 conjunto 13 casa 24 – Brasília. São pais de Magno Duarte Pinto,Enio Duarte Pinto e Lilian Duarte Pinto ( em memória ) (JCSF)

 

Atividades

Visitantes

Total: 15018