SITE EM ATUALIZAÇÃO... Cid Ferreira Gomes
Segunda, 15 Outubro 2018

Cid Ferreira Gomes

Cid Ferreira Gomes(Sobral) – o Governador que está refundando a Casa do Ceará em Brasilia, com o Projeto Fausto Nilo

 

Cid Ferreira Gomes nasceu em 27 de abril de 1963, mesmo ano em que a Casa do Ceará em Brasília foi fundada (15 de outubro). Pelos estatutos, o governador do Estado é também presidente de honra da Casa.

 

Nem todos os governadores assim entenderam, por isso muitos estiveram lá, mas nem todos.

 

A Casa não recebe recursos do Ceará nem do Distrito Federal. Vive do que faz e dos serviços que presta aos brasilienses.

 

Ao longo de 50 anos, aqui foram construídos diversos equipamentos sem um projeto global, com base nas iniciativas e necessidades. São 6 mil metros quadrados de área construída. Houve doações importantes como a dos deputados Chrisantho Moreira da Rocha e Mauro Benevides, que ensejaram a construção da piscina e da academia, e a da Petrobras, que possibilitou a acomodação da coleção de artes.

 

Faltava um projeto para mais 50 anos da Casa do Ceará.

 

Procurado por Fernando César Mesquita, fundador e ex-presidente, o governador Cid Gomes entendeu o sentido da solicitação e bancou o projeto Fausto Nilo, que proporcionará levantar uma nova sede com 12 mil metros quadrados de área construída. A Casa do Ceará poderá ser definitivamente incorporada ao patrimônio arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Brasília.

 

Essa é a razão que nos levou a prestar esta homenagem a Cid Gomes, natural de Sobral (na região Norte do Ceará, a 230 quilômetros de Fortaleza), filho de José Euclides Ferreira e de Maria José Santos Ferreira Gomes.

 

Cid convive com a política desde a infância. Na década de 1970, o pai foi prefeito do município de Sobral e nos anos de 1980, o irmão, Ciro Ferreira Gomes, já dava início à trajetória político-partidária, que o levou ao governo do Estado e ao Ministério, em Brasília.

 

Os primeiros passos de Cid na política aconteceram na universidade, quando presidiu o Centro Acadêmico do curso de Engenharia da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde se formou engenheiro civil. No ano de 1990, Cid conquistou o primeiro mandato eletivo para deputado estadual e exerceu o cargo de primeiro-secretário da Mesa Diretora. Quatro anos depois, já reeleito, Cid disputou a presidência da Assembleia Legislativa. Ele conquistou a vitória por unanimidade e tornou-se, aos 32 anos, o mais jovem presidente da história da Assembleia Legislativa do Ceará.

 

Cid teve atuação destacada à frente do Parlamento Estadual, como o criador do primeiro espaço gratuito para acesso à Internet do Brasil no âmbito do Poder Legislativo. Como presidente, Cid participou da Conferência Nacional de Assembleias Legislativas dos Estados Unidos (1996), e do Encontro de Integração de Jovens Políticos da América Latina e da Europa, realizado pela Fundação Konrad Adenauer Stiftung (1996).

 

Com o forte desejo de contribuir com o crescimento da terra natal, Cid disputou o cargo de prefeito de Sobral. Ele obteve a votação recorde de mais de 64% dos votos do eleitorado. Na Prefeitura, Cid desenvolveu um plano de ações inédito, com projetos nas áreas sociais, econômicas e de infraestrutura e levou Sobral a um ciclo de desenvolvimento. O excelente desempenho como prefeito o credenciou à reeleição em 2000 e novamente foi eleito com mais de 60% dos votos, confirmando assim a confiança dos sobralenses em sua administração.

 

Após o mandato de prefeito, Cid mudou-se para Washington D.C, nos Estados Unidos, em 2005. Lá exerceu a função de consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

Um ano depois, em 2006, decidiu concorrer pela primeira vez nas eleições estaduais para um cargo majoritário. Cid Gomes foi eleito governador, já no primeiro turno, com 62,38% dos votos pela coligação “Ceará Vota para Crescer”, formada pelos partidos PSB, PT, PCdoB, PMDB, PRB, PP, PHS, PMN e PV. Ainda em 2006, Cid Gomes coordenou a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva para o segundo turno da eleição presidencial, que também foi vitoriosa. No dia 3 de outubro de 2010, os cearenses reconduziram Cid Gomes ao governo do estado logo no primeiro turno. Cid alcançou a preferência de 62,31% do eleitorado, o que representa 2.436.940 votos.

 

À frente do governo do Ceará, Cid tem se destacado pelo espírito empreendedor. Em menos de dois anos, ele assegurou junto à Petrobras e ao Governo Federal a instalação de uma refinaria de petróleo para o Ceará. Esse empreendimento foi definido por ele como “a melhor notícia para o estado dos últimos 40, 50 anos”, só se igualando à vinda da energia elétrica de Paulo Afonso. Além da Refinaria, muitos projetos considerados estruturantes estão em pauta como a construção do Cinturão de Águas, a Siderúrgica, o Cinturão Digital e várias outras ações sociais como a Educação Integrada, o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), a construção de hospitais e grande investimento na área da segurança. Cid Gomes é casado com Maria Célia Habib e tem dois filhos, Rodrigo e Matheus. (JBSG)

 

 

 

 

 

Atividades

Visitantes

Total: 15018