SITE EM ATUALIZAÇÃO... Chico Floresta
Quinta, 16 Agosto 2018

Chico Floresta

 Chico Floresta (Fortaleza) agrônomo, deputado distrital

 

Francisco de Assis Sabino Dantas é conhecido por todos como Chico Floresta, nome conquistado durante sua caminhada em defesa do meio ambiente e da melhoria da qualidade de vida da população do DF.

 

Um dos parlamentares mais atuantes da Câmara Legislativa, Chico Floresta está em seu segundo mandato. É autor de leis importantes que beneficiam a população do Distrito Federal, como a lei da coleta seletiva de lixo e a da obrigatoriedade do desfibrilador cardíaco em locais de grande circulação.

 

Engenheiro florestal e auditor fiscal, é casado e pai de três filhos. Traz em sua vivência uma história de luta pela preservação ambiental, sempre propondo leis e programas em busca de soluções socioambientais para garantir o crescimento sustentável daqueles que vivem em Brasília e no entorno.

 

A militância política de Chico Floresta teve início no movimento estudantil, durante os anos 80. Estudante da Universidade de Brasília (UnB), foi diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da União Nacional dos Estudantes (UNE), atuando diretamente na campanha pelas Diretas Já. Nesse período também fundou o Movimento em Defesa da Amazônia.

 

Foi presidente e um dos fundadores do Sindicato dos Servidores Públicos Federais (Sindsep) e dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) nacional e regional.

 

Fundador do Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal, Chico Floresta, em 1994, foi um dos coordenadores da campanha do PT ao Governo do Distrito Federal. Atuou como secretário de Meio Ambiente do GDF de 1995 a 1998, criando e aprimorando o Plano de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos. Também investiu na regularização dos condomínios, no inventário das águas superficiais e subterrâneas do DF, no programa de qualidade ambiental (ISO 1400), na fundação do Polo Ecológico de Brasília, e na formação de três mil agentes ambientais. Chico Floresta criou também dois programas importantes para o Distrito Federal, que se tornaram exemplo para todo o País: Coleta Seletiva de Lixo e Parcerias Populares.

 

Com quase 10 mil votos, em 1998 Chico Floresta conquistou seu primeiro mandato como deputado distrital. Em 2002, foi reeleito com 12.689 votos. O deputado ocupou por duas vezes a Presidência da Comissão de Meio Ambiente e uma vez a Comissão de Direitos Humanos. E, desde 2005, é vice-presidente da Câmara Distrital.

 

Em 2002, foi líder da bancada do PT na Câmara Legislativa do DF. Em 2005, exerceu a função de secretário Nacional de Meio Ambiente do PT Nacional e, hoje, integra os Diretórios Nacional e Regional do PT. (JBSG)

 

Atividades

Visitantes

Total: 15018