SITE EM ATUALIZAÇÃO... Walter Bezerra de Sá
Sábado, 18 Agosto 2018

Walter Bezerra de Sá

Deputado Federal e fundador da Casa do Ceará

No livro “Os Bezerra de Menezes, Descendentes de:Antônio Bezerra de Santa Helena e D. Fausta Edelvita Bezerra”, escrito por seu irmão, Walder Bezerra de Sá, há dados sobre Walter Bezerra de Sá

Walter Bezerra de Sá nasceu em Fortaleza no dia 25 de dezembro de 1908, sendo seus padrinhos de batismo o deputado federal Manuel Moreira da Rocha e D. Amélia Serôa Moreira da Rocha.

Iniciou o seu aprendizado primário com D. Dulce Thaumaturgo, no Quarto Grupo Escolar, da Rua Sena Madureira, e no Colégio Cearense. Do Colégio Militar do Ceará saiu Agrimensor e 1927. Em oito de dezembro de 1932, diplomou-se pela Faculdade de Direito do Ceará. Bacharel em Direito, dedicou-se ao comércio, constituindo uma firma com a razão social de Walter Sá & Cia., dedicando-se ao ramo de instalações elétricas e hidráulicas no “Centro Elétrico” à Rua Major Facundo, nº 204.

Em 1942, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde foi sócio de Plácido Castelo, que mais tarde foi governador do Ceará, na empesa Casatelo & Cia, durante três anos e chefiou a firma Construtora de Portos e Estradas. Esta executou um sem número de obras em diversos Estados deste País.

Ingressando na Política, foi eleito deputado federal pela legenda do Partido Social Progressista, chefiado no Ceará pelo Prof. Olavo de Oliveira. Dentre suas atividades parlamentares destacamos:

- Relator do projeto de lei que autorizou a eletrificação do Vale do São Francisco;

- Criação da Escola de Engenharia do Ceará, de cujo Diretório Acadêmico é patrono;

- Criação da Escola Agro Técnica do Crato.

Em 1966 foi eleito, novamente, pela legenda da ARENA, deputado federal. No dia 18 de maio de 1967, em plena atividade parlamentar, um enfarto do miocárdio prostrou-o. Faleceu, portanto, antes de completar 59 anos de idade, o seu sepultamento ocorreu em Brasília – DF.

Casado com D. Laís Cabral de Sá, nascida em Fortaleza no dia três de fevereiro de 1912 e falecida no Rio de Janeiro, no dia 23.11.1981.

Fez seu curso primário em Fortaleza, no Colégio Castelo Branco e no Rio de Janeiro cursou o Colégio Sion. Filha do Sr. Raul Cabral, destacado líder do comércio e da sociedade de Fortaleza e chefe da firma Conrado Cabral & Cia, e de D. Edith Borges Cabral, descendente do Comendador Vitoriano Augusto Borges.

Filha do farmacêutico Artur Augusto Borges, professor de História do Liceu do Ceará, e sobrinha do General Pedro Borges, Ex-presidente do Estado do Ceará, e do Dr. Frederico Augusto Borges, notável advogado, tribuno e deputado federal e irmã do General. Heitor Borges e do deputado Edgar Borges.

São seus filhos:

Sérgio Cabral de Sá, nascido em Fortaleza no dia 21/04/1934

Raul Cabral de Sá, nascido em Fortaleza no dia 28/09/1935

Edith Sá de Baère, nascida em Fortaleza no dia 22/12/1937 (MBMS, neta).

Atividades

Visitantes

Total: 15018