SITE EM ATUALIZAÇÃO... Raimundo Tarcísio Macedo
Sábado, 18 Agosto 2018

Raimundo Tarcísio Macedo

Sua vida,sua casa,seu trabalho

“Me aposentei cedo para não ficar ensaboando o chão e nem engolir mais comprimido do que galinha comendo milho.Aposentei-me com 60 anos de idade e 35 anos de contribuição para ter qualidade de vida. Viajar e viver a vida, no Ceará, Europa e Estados Unidos” é o que diz Raimundo Tarcisio Macedo, enquanto mostra um rifle cheio de bala,numa parede de seu apartamento e que foi presente de seu avô materno, com as iniciais LM, de Lulu Macedo, às suas filhas para que eventualmente pudessem se defender. Guarda como reliquia da família,enyre tantas outras trazidas das fazendas do Cariri..

Raimundo Tarcisio Macedo nasceu e Missão Velha, 504,8 km de Fortaleza,em 7 de junho de 1952, filho de Luis Macedo Costa e Maria Cruz Macedo, famílias de Crato, Juazeiro do Norte, Brejo Santo e Barbalha. Luis era agricultor, dono de engenho, da fazenda Gangorra, a três léguas (18 km)da cidade, onde produzia rapadura e cachaça, há 3 léguas de Missão Velha 18 km, e Maria , do lar.

Seu avô paterno, José Manuel da Costa,casou com Joaquina Macedo Costa, prima, teve oito filhos, morou em Barbalha, na fazenda Brejão, era coronel da Guarda Nacional,.

Seu avo materno, Luis Antornio da Cruz, major Lulu, casado com Beatriz Macedo Cruz, com quem teve quatro filhos. Foi também em Barbalha,na fazenda Bela Vista no distrito de Lazan.

Luis e Maria , pais de Tarcisio, teve 12 filhos: três morreram recém nascidos, nove se criaram:–Ines Cruz Macedo, prendas domésticas,casado com José Gonçalves Pita, fazendeiro,da fazenda Canabrava, no município Mauriti,onde produzia algodão, criava gado, caprinos e ovinos, com , oito filhos - Socorro, Sonia, Kennedy, Jesimar, Solange, Suelania, Soélia e Leonardo; .José Estenio Macedo,prof. de educação física do Colégio Estadual Balbina Viana Arrais, e empresário em Brejo Santo,casado com Aldenira Tavares Macedo, com quatro filhas – Fatima, Clarice, Cristiane e Karina; Maria Ieda Macedo, professora de francês, casada com o prof.Julio Macedo Costa, prof. De Física e Química da Faculdade de Filosofia do Crato, falava seis idiomas, diretor do colégio estadual Balbina Viana Arrais, com dois fihos, Gema Galgani e Alexis Carrel; Maria do Socorro Macedo, profa.aposentada em Fortaleaza,casada com Francisco Braga, comerciante, com três filhos, Franciné, Neire e Rochele ; Maria Iracema Macedo, profa. casada com Pedro Leite de Lucena,advogado, com duas filhas, Mysa e Michelle; Maria da Conceição Macedo Braga, profa. casada com Geová Braga,com cinco fihos, Sissi, Liliana, Giovanna , Cibelle e João Bosco; Maria Iza, do lar, casada com Everardo Lucena, com quatro filhos, Joaquim, Everardo II, Suiany e Mirel;, Maria Ines, casada, falecida, deixou uma filha Jainara.

Ainda criança, seu pai vendeu a Fazenda Gangorra e compraram a Fazenda Oiticica, a três léguas ( 18 km )da sede do Município de Brejo Santo.Estudou na fazenda, onde foi alfabetizado por uma professora primária.

Posteriormente, seu pai alugou uma casa na cidade onde foi estudar com seus oito irmãos . Logo em seguida, vendeu a Fazenda Oiticica, mudou-se para a cidade onde comprou uma padaria e uma livraria. Os filhos trabalhavam e estudavam.

Fez o primeiro grau no Colégio Padre Abath e, posteriormente, no Colégio Estadual Balbina Viana Arraes, onde concluiu o Científico em 1972. Naquela oportunidade, o seu tio Julio Macedo Costa, então Diretor do Colégio, observando o seu interesse pelos estudos falou para o seu pai que iria encaminhá-lo para Brasília e que custearia as despesas. Assim o fez. Em 26 de dezembro de 1972, embarcou em Brejo Santo no ônibus da Ipu e rumou para Brasília aqui desembarcando em 28 de dezembro, depois de 72 horas de viagem, juntamente com o seu amigo, hoje cunhado, Pedro Leite de Lucena, que tinha o mesmo objetivo. Morou em uma república na SQS 407, de propriedade do cearense João Gomes Belarmino, funcionário dos Correios, recém transferido do Rio de Janeiro. No apartamento de dois quartos, moravam seis estudantes, sendo que um quarto era ocupado pelo seu proprietário e outro pelos os estudantes. Lá cada um lavava e passava a sua roupa e todos cuidavam da cozinha e da faxina.

Em Janeiro de 1973, prestou vestibular para curso de Direito, no Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB). Colou grau em Fevereiro de 1977.

Aprovado em concursos para o Quadro Complementar de Oficiais da Marinha, Polícia Federal e Câmara dos Deputados, optou pelo Ministério da Saúde, devido ao salário e imóvel funcional.

Em 1979, concluiu o Curso de Especialização em Saúde Pública, pela Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ,.

Ainda em 1979, casou-se com sua -colega de faculdade Sandra Regina Tanajura de Macedo, carioca do Realengo, com quem tem um filho, Antonio Caros Tanajura de Macedo, formado em Medicina pela UnB e com especialidade em Pediatria pela UsP. Atualmente, é Médico do Hospital da Criança José Alencar, concluindo a especialidade de Alergia e Imunologia Pediátrica. Ele é casado com a estatística Isabela Trevisol de Macedo,funcionária pública federal.

Em 1982, concluiu pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e, em 1985, concluiu o curso de especialização em Planejamento Estratégico e Situacional, ministrado pelo professor chileno Carlos Matos.

No final da década de 80 e meados de 90, exerceu o cargo de Gerente Administrativo e Financeiro do Projeto Nordeste, junto ao Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD, em Washington– DC quando foram negociados Acordos de Empréstimos para a área de Saúde na Região Nordeste.

Ainda na década de 90, foi agraciado com a Medalha de Amigo da Escola de Saúde Pública do Ceará, no então governo Ciro Gomes. Em 2008 , recebeu o título de Colaborador da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí.

No período de 2000 a 2012, exerceu o cargo de Auditor-Chefe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, aposentando-se em 2 de julho de 2012. Na ocasião, recebeu placa dos diretores e servidores da ANVISA agradecendo à “dedicação prestada à instituição , pela eficiência e qualidade do trabalho à frente da Auditoria que contribuíram para a consolidação da imagem positiva da ANVISA”.

Não perdeu o vínculo com o Ceará . Este ano já esteve em Fortaleza, em confraternização com sete irmãos vivos, em Brejo Santo. (JBSG)

Atividades

Visitantes

Total: 15018