Terça, 22 Maio 2018

Leão Sampaio

Leão Sampaio (Barbalha) - Deputado e fundador da Casa do Ceará In memoriam

 

Leão Sampaio, nasceu em Barbalha, CE, 06/02/1897, filho de José de Sá Barreto Sampaio e Maria Costa Sampaio. Faleceuno dia 24 de novembro em 1988, em conseqüência de insuficiência cardíaca numa embolia pulmonar, aos 91 anos.

 

Casado com Odorina Castelo Branco teve 13 filhos: José Mauro (médico e político), Paulo Maurício (engenheiro já falecido), Odorico Carlos (economista), Helena Maria (aposentada do serviço público federal); Arina Maria (professora), Maria Neuma (aposentada do serviço público federal); Luiz Tarcísio (engenheiro); Antonio Hugo (advogado e bancário); Thereza (professora); Margarida Maria (professora); Francisco Fernando (engenheiro industrial); Pedro Jorge (engenheiro eletrônico) e Myrian (aposentada do serviço público federal). Como parlamentar conseguiu para Barbalha e Juazeiro do Norte recursos que viabilizaram obras como Hospital e Maternidade São Lucas, Hospital São Vicente de Paulo, Posto de Endemias Rurais, Colégios Santo Antonio e Nossa Senhora de Fátima em Barbalha.

 

Os estudos iniciais ocorreram em sua terra natal. Posteriormente estudou no Colégio Benedito da Serra do Estevão em Quixadá e no Colégio Anchieta em Nova Friburgo no Rio de Janeiro.

 

Em 1915, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, transferindo-se posteriormente para a Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro, onde se formou em 1922. Especializou-se em Medicina clínica e oftalmologia, retornando em seguida para a terra natal.

 

Com o apoio de Padre Cícero, elegeu-se no primeiro mandato de Deputadoem 1933. Elegeu-se novamente deputado em diversas ocasiões, participando das constituintes de 1934, 1937, 1946, 1967 e do mandato 1971/1975.

 

O escritor e historiador Daniel Walker publicou uma antologia denominada de o “Centenário de Nascimento de Leão Sampaio”. Foram efetuadas as seguintes homenagens: Escola de 1° Grau Dr. Leão Sampaio, hoje Escola de Ensino Fundamental Dr. Leão Sampaio, Av. Leão Sampaio e Faculdade de Ciências Aplicadas Dr. Leão Sampaio.

 

Filiações Partidárias:UDN e ARENA.

 

Atividades Partidárias:

 

Participou da campanha da Aliança Liberal, 1929-1930; Fundador, Presidente e Membro do Diretório Central,Partido Social Democrático, CE, 1932-1933.

 

Atividades Parlamentares:

 

COMISSÕES PERMANENTES: Saúde, Membro, 1963,1967, 1970, 1971; Relações Exteriores:, 1967, 1971;Transportes:1973. CPI: Destinada a estudar da conveniência ou não de um Plano de Limitação denatalidade em nosso país, 1967; apurar as qualidades atóxicas, cicatrizantes e anti-câncer da Asparagina K3 eVR3 anticâncer: Membro, 1968.

 

COMISSÕES ESPECIAiS: Destinada a estudar e elaborar projeto sobre tráfico euso de tóxicos, 1973.

 

Atividades Sindicais, Representativas de Classe e Associativas:

 

Sócio, Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro; Sócio, Centro Médico de Fortaleza; Sócio, Centro D. Vital deCultura Católica, Fortaleza, CE; Sócio, Gabinete de Leitura; Sócio, Liga Contra o Analfabetismo.

 

Obras Publicadas:

 

Vida e Alma; Semiologia da Insuficiência Hepática, tese de doutoramento, 1922.

 

Missões Oficiais:

 

Representante da Câmara dos Deputados, Congresso da Associação Brasileira de Medicina, em Belo Horizonte,MG, 1959; Membro da Delegação do Parlamento Brasileiro, 49ª Conferência da União Inter-parlamentar, Tóquio; Membro do Grupo Parlamentar da Liderança Cristã para reunião preparatória da organização, cujoCongresso Bienal Internacional na Holanda, Estocolmo, Suécia, 1967;Observador Parlamentar da Delegação Brasileira, Conferência Internacional sobre o Comércio e oDesenvolvimento, Nova Delhi, 1968; Representante da Câmara dos Deputados, solenidades de inauguração domonumento ao Padre Cícero Romão Batista, na cidade de Juazeiro do Norte, CE, 1969; Membro, comissãorepresentante da Câmara dos Deputados na solenidade de posse de D. AloisioLorscheider, como Arcebispo de Fortaleza, na Catedral de sua Arquidiocese, 1973; Membro da Delegação doParlamento Brasileiro, 61ª Conferência Inter-parlamentar, em Tóquio, Japão, 1974.

 

Outras Informações:

 

Seu filho José Mauro Castelo Branco Sampaio, foi prefeito de Juazeiro (1967-1971 e 1997-) e deputado federalpelo Ceará de 1975-1995.

 

(Dados obtidos no Sistema de Informações da Câmara dos Deputados e livro DADOS BIOGRÁFICOS DOS HOMENAGEADOS EM LOGRADOUROS PÚBLICOS DE JUAZEIRO DO NORTE de autoria de Raimundo Araújo e Mário Bem Filho.) (LMJ)

 

 

 

Atividades

Visitantes

Total: 15018