SITE EM ATUALIZAÇÃO... Antonio Jucá
Sábado, 18 Agosto 2018

Antonio Jucá

Deputado federal e senador, ex-presidente do IAPI, fundador da Casa do Ceará In memoriam

 

Deputado Federal e Senador , Ex-presidente do IAPI , fundador da Casa In memoriam

O senador Antonio Jucá nasceu em Cratéus, em 2 de março de 1915, filho de Leonel Jucá Bezerra e Maria Jorge Souza Jucá. Fez seu curso primário no Colégio Cearense do Sagrado Coração; o secundário no Liceu do Ceará; e o superior na Faculdade de Medicina da UFC, com especialização em Cardiologia.

 

No setor público, exerceu os seguintes cargos: professor de Biologia e Química do Colégio Estudal, presidente do IAPI, diretor do Hospital de Isolamento e professor de Clínica Médica da Universidade Federal do Ceará-Fortaleza.

 

Exerceu mandatos de deputado federal, de 1962 a 1963, e de senador, de 1963 a 1965.

 

Na presidência do IAPI, construiu os edifícios das SQS 105 e 305 Sul, e mais as 410 e 411 Sul, inicialmente destinados aos servidores do Instituto que foram transferidos para Brasília.

 

Faleceu em 26 de outubro de 1965.

 

Antoio Jucá ocupou a pesidenciado IAPI na construção de Brasilia.

 

Ernesto Slva, em “História de Brasília, um sonho,uma esperança,uma realidade”.narra:”O IAPI num barraco de construção de madeira,atendia aos trabalhadores.Havia um só médico,recém formado, mas dedicado e prestativo:o dr. Edosn Porto.Mais tarde, em juho de 1957, foi inaugurado o Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira JKO,próximo à Cidade Livre, no nucleo Bandeirante, que prestou inestimáveis serviços durante a construção de Brasilia”.Mais adiante:

 

O hospitalizado IAPI dava assistência medica, cirúrgica e odontológica a funcionários, operários e particulares bem como procedia ao exame médico para a admissão ao serviço”

 

Antonio Jucá implantou também em 1958, um posto de acidentados,na inicio da W-3 Sul em construção.

 

Em 4 de abril de 1960,o presidente Kuvbitschel recebeu o seguinte eletegrama do presidente do IAPI, dr, Antonio Jorge de Queiroz Jucá:

 

Somente hoje tive caba conhecimento doplanejameto da assistecia medica organizada pelaBrasilia.Permita-e Vosa Excelencia, na qualidade de colega, como médico e professor, parabeniza-lo e demonstrar meu entusiasmo pela primeira tentativa de assistência medica racional, eficiente e socializada experientada no Brasil,não importa ao médico,mas ditada pelo médico”.

 

Jucá se referia ao decreto n.47.952, de 21 de março de 1960, que instituiu Conselho de Saúde de Brasilia deflagrando, assim o que Ernesto Silva definiu , “uma importante revolução , que iria dar novos rumos à asssistencia medico-hospitalar do país: democracia e participação comunitaria” Antonio Jucá tinha sido injustamete acusado por seus detratores de estar contra o tal Conselho de Saúde de Brasília.

 

Adirson Vasconcelos em “Os pioneiros da construção de Brasilia” assim qualifica Antonio Jucá: “Deu grande apoio à construção de Brasilia”

 

José Colombo de Souza Filho, que foi tesoureiro do IAPI ao tempo de AntonioJucá, recorda que ele chegou à presidencia do instituto por indicaçao do senador Carlos Jereissati e que fora reputado cardiologista em Fortaleza.

 

Instalou um posto avançado da presidência do IAPI nos blocos 31 e 32 da409 Sul, trazendo famosos “cardeais” do IAPI, como era chamada a elite dos servidores do IAPI, comandados por Helio Beltrão, Celso Barroso Leite, Luiz Assumpçao Paranhos Velloso, Luiz Torres de Oliveira,mais os que vieram para Brasilia,Flavio Laboriau Barroso, filho de Gustavo Barroso,, Sully Alves de Siyza, Arnaldo Pinto Filho e Antero Araújo.

 

Coube-lhe com grande competência financiar com recursos do IAPI a construção de 11 blocos nas SQS 305 e ll blocos 105, sendo que num deles moraram senadores, deputados federais,ministros de estado e dos tribunais superiores. Também com recursos dO IAPI foram construidos 15 blocos na 409 e 15 blocos na 410 Sul, sem elevadores, para servidores do Instituto transferidos para Brasília.

 

Antonio Jucá instalou também uma cooperativa de consumo e um clube social para os servidores do IAPI.

 

Atividades

Visitantes

Total: 15018