SITE EM ATUALIZAÇÃO... Moema Correia São Thiago
Terça, 16 Outubro 2018

Moema Correia São Thiago

Deputada Fedral , A Coragem de ser Autêntica

Filha de bancário do Banco do Brasil, Raymundo Lima Verde São Thiago e de Branca Correia São Thiago, Moema Correia São Thiago nasceu na cidade mineira de Formiga, mas com “corpo e alma cearense”. Quem puxa aos seus não degenera.

 

Tem nove irmãos: Luiz, Iracema, Iara, Jandira, Jacira, Jorge, Roberto, Araci, Meiara.

 

Sobrinha de Flávio Marcílio, ex-governador, e afilhada de Virgílio Távora, ex-ministro, senador e também ex-governador, Moema São Thiago se orgulha das ideias inovadoras que sempre marcaram o pensamento de seus familiares. Seu avô, Luis de Morais Correia, na imprensa cearense, já defendia ideias arrojadas como adoção do divórcio, a paz social e a justiça trabalhista mais abrangente.

 

Em 1964, aos 15 anos, estava no tradicional colégio Imaculada Conceição em Fortaleza, quando disputou e ganhou uma bolsa de estudos para o American Field Center e partiu para os Estados Unidos, em 1967, onde foi ser uma jovem embaixadora do Brasil, no Hamden High School, Connecticut-USA. Lá participou das primeiras manifestações contra a guerra do Vietnã.

 

Em 1967, retornando ao Brasil, tentou o curso de Jornalismo Livre da UFC, nessa época os cursos de jornalismo ainda não eram regulamentados no País, então tentou o curso de História da UFC, mas acabou optando pelo de Direito, da UFC.

 

Esse fato foi um verdadeiro vestibular para sua firme entrada na política. Nesse período, de 1964 a 1969 teve oportunidade de acompanhar as grandes manifestações de jovens que se rebelavam contra as políticas ultrapassadas de seus respectivos governos.

 

Entrou para o Movimento Estudantil e na Ação Libertadora Nacional (ANL). Por sua corajosa atitude, foi obrigada a ficar na clandestinidade, exilada e acabou morando na Argentina.

 

Condenada pela auditoria militar do Ceará e de São Paulo, Moema mudou-se para Portugal.

 

De 1975 e 1977, cursou na Universidade de Lisboa.

 

No exílio em Portugal, ajudou o gaúcho Leonel Brizola a constituir o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Queríamos um mundo mais justo, mais fraterno e mais alegre. Moema São Thiago sempre pregava em suas palestras: “A sabedoria popular diz que a mulher não foi criada dos pés, para não ser pisada; não foi criada da cabeça, para não mandar, mas foi criada da costela, para andar junto. É isso que queremos ser, mulher, ser companheira, não temos medo de ser”.

 

Com a Lei da Anistia, Moema retornou ao Brasil. Em1981, colou grau na Faculdade de Direito (UFC) e, em 1982, fez o Mestrado em Sociologia, também na UFC. Os primeiros trabalhos como advogada, desempenhou-os concomitantemente com o engajamento na organização do PDT nacionalmente. Em 1985, Moema São Thiago foi levada a disputar a prefeitura de Fortaleza com Maria Luiza Fontenelle, do Partido dos Trabalhadores (PT).

 

A Grande Virada

 

Moema foi eleita para Assembleia Constituinte, sendo a segunda deputada federal mais votada nas eleições de 1986, em umm contingente de 26 mulheres. Contava com nomes de projeção cacional – Bete Mendes, Cristina Tavares, Sandra Cavalcanti, Benedita da Silva e outras tantas ilustres que formavam uma bancada aguerrida, que conseguiram fazer valer os direitos sociais e consolidar a posição da Mulher na Constituição Cidadã que agora está completando 25 anos de promulgação.

 

Em 1988, as discussões sobre o Parlamentarismo levaram a deputada Moema São Thiago a desligar-se do partido de Leonel Brizola.

 

Junto com Fernando Henrique Cardoso e Mário Covas, Franco Montoro, ajudou a fundar o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

 

O Trabalho na Assembleia Constituinte

 

Em Brasília, Moema se notabilizou pela capacidade de estudar, debater projetos para a Constituição. Muitas vezes as conversações se prolongavam pelas noites e madrugadas a fim de cumprir prazos, celebrar acordos, conseguir anuências de seus pares. Cobrava e era cobrada pelos prazos, pelas redações de texto, pelas votações, pelas emendas, e, mais, ouvia grupos vindos dos rincões mais diversos do Brasil que queriam apresentar suas reivindicações.

 

Dentre suas principais atuações, destacam-se as políticas voltadas para indígenas, mulheres e nordestinos.

 

O discurso firme de Moema mostrava o compromisso de uma mulher lutadora que mantinha o amor não só pela política, mas sobretudo pelo bem-estar do povo, o centro de todas as suas ações.

 

Cargos e funções públicas: advogada trabalhista no Sindicato do Ceará, deputada Federal Constituinte, assessora parlamentar do Metrô de Brasília, assessora da presidência da Petrobras.

 

“Minha vida pode ser publicada em um jornal, já basta o que sofri na ditadura.”

 

Moema São Thiago ainda sonha com um País mais justo. “Companheiros, não tenham medo de nós.” (JCSF)

 

 

 

 

 

Atividades

Visitantes

Total: 15018