SITE EM ATUALIZAÇÃO... M. Dias Branco: há 60 anos oferecendo sabor e qualidade na mesa das famílias brasileiras
Segunda, 15 Outubro 2018
  • Projeto Fausto Nilo
    A nova Casa do Ceará para mais 50 anos
  • Livro
  • Homenageados
    Conheca e veja a história dos 150 homenageados

Casa do Ceará 50 Anos

M. Dias Branco: há 60 anos oferecendo sabor e qualidade na mesa das famílias brasileiras

A M.Dias Branco comemora 60 anos em 2013 com uma trajetória de sucesso calcada na qualidade dos produtos oferecidos ao mercado e no vínculo de confiança e respeito com consumidores e parceiros. Líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, a companhia vem ampliando seu portfólio na produção e comercialização de farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos. Suas operações geram mais de 16 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do País e do estado do Ceará.

 

A história da empresa começou ainda na década de 20, quando o comerciante português Manuel Dias Branco chegou ao Brasil e inaugurou uma loja de secos e molhados em Cedro (CE). Em 1936 ele se mudou para Fortaleza e fundou uma padaria. Mas foi em 1953, quando Ivens Dias Branco, aos 19 anos, começou a trabalhar com seu pai, que o estabelecimento guinou para se transformar num dos maiores complexos industriais do País. No ranking global, a M.Dias Branco também ocupa posição relevante: a quarta em massas e a sexta em biscoitos, segundo dados da Euromonitor. Atualmente, a companhia possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas  matérias-primas essenciais.

 

As marcas da M. Dias Branco estão presentes nas mesas das famílias brasileiras, de Norte a Sul. Para garantir o frescor e a qualidade inigualável de seus produtos, a M.Dias Branco conta com 14 unidades industriais e 31 unidades comerciais distribuídas por todo o território brasileiro. Um dos grandes diferenciais da companhia é o know how para entender as demandas específicas de cada região e lançar produtos adequados, respeitando culturas, tradições e o gosto do consumidor. Não é à toa que, segundo dados da AC NIELSEN para os meses de maio e junho de 2013, a companhia mantém sua posição de liderança no mercado nacional de biscoitos e massas.

 

A Marca Fortaleza foi a primeira das mais de 17 que fazem parte do portfólio e completa, também este ano, 60 anos de sucesso. Com o mote “Viva o gostinho de cada momento”, a marca se posiciona sempre pensando em levar o que há de melhor às famílias. Os mais de 15 tipos de massas, a nova linha Fortaleza Express, que oferece muito mais praticidade para quem tem rotina agitada, e os biscoitos doces, recheados e os salgados, como o reconhecido Cream Cracker Fortaleza, são encontrados nos estados do Norte e Nordeste.

 

Outra marca de destaque que atua na mesma região é a Richester.  Dividida em quatro submarcas de biscoitos – Superiore, Amori, Escureto e Animados Zoo -, foi criada para levar muito mais sabor e diversão para o dia a dia do público jovem. Em 2013, a Richester apresentou novos sabores da linha Gold Class: Azeite e Ervas, Integral, Queijo e Clássico. Os biscoitos salgados ganharam adição de cálcio e vitaminas E, D e A e nova embalagem. Superpráticos, são ótimas opções para carregar na bolsa e na mochila para quando a fome bater. A Richester também lançou bolos prontos com fibras para a linha Animados Zoo. Disponíveis em pacotes de 40g, os bolinhos são produzidos nos sabores Baunilha com Chocolate, Brigadeiro com Chocolate, Chocolate com Chocolate e Baunilha com Morango.

 

A Farinha de Trigo Finna, também comercializada no Norte e Nordeste, apostou em 2013 na renovação de seus produtos, a farinha de trigo tipo 1 e a farinha de trigo com fermento, agora ainda melhores com a adição das vitaminas A, B1, B2, PP e B6 e do mineral Zinco. A escolha dos nutrientes foi fruto de uma pesquisa detalhada sobre as necessidades nutricionais da população em geral para oferecer múltiplos benefícios para a saúde.

 

Na região Sudeste, a M.Dias Branco atua fortemente com as marcas Adria, Basilar e Zabet. A Adria é uma das principais marcas de massas e biscoitos do país e está entre as “50 marcas mais valiosas do Brasil”, de acordo com o ranking promovido pela revista IstoÉ Dinheiro em parceria com a consultoria de negócios BrandAnalytics/Millward Brown. Presente no mercado brasileiro desde 1951, a Adria foi adquirida pela companhia em 2003. Conhecida por seu pioneirismo, a marca lançou em 2001 o primeiro biscoito de massa crocante sem tampa que oferece muito mais recheio. Tortinhas Adria conquistou os consumidores pelo sabor e formato irreverentes e vem na porção certa para comer a qualquer hora e em qualquer lugar.

 

Em 2012, a Adria inovou mais uma vez com o lançamento de Liggero!. O produto fica pronto em apenas quatro minutos no micro-ondas. Basta acrescentar água, misturar o conteúdo do envelope (molho desidratado) e levar ao aparelho dentro do prato que já vem com o produto. O resultado é uma deliciosa refeição de preparo rápido feita com o tradicional macarrão de sêmola Adria parafuso. Prático e fácil de fazer, o produto é ideal para quem quer uma refeição rápida com sabor delicioso. Liggero! pode ser encontrado em três sabores: tomate com toque de manjericão, molho branco com toque de queijo e molho branco com brócolis.

 

Basilar e Zabet são marcas fortes no interior de São Paulo de massas e biscoitos respectivamente. Enquanto Basilar é líder absoluta na categoria de massas no interior de São Paulo e fabrica mais de 30 tipos de massas de sêmola, semolada e lámen, Zabet é reconhecida por seus biscoitos doces e salgados, inclusive a linha de recheados Nikito, destinada ao público infantil.

 

Na Região Sul, a M.Dias Branco atua com a marca Isabela, cuja fábrica está situada em Bento Gonçalves (RS). É líder em vendas na categoria de biscoitos nos três estados - Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - e Top of Mind de massas e biscoitos há 23 anos consecutivos segundo a Revista Amanhã. A marca tem um portfólio variado e lançou recentemente massa de lasanha pré-cozida, em embalagem de 200g, que fica pronta em apenas 5 minutos no micro-ondas e 10 minutos no forno convencional. O prato é um aliado de homens e mulheres que querem dispor de mais tempo para outras atividades e ao mesmo tempo reunir amigos e familiares em almoços e jantares. Destaque também para os inéditos sabores de Tortinhas, pão de mel e trufa, e de Wafer, chocolate suíço e chocolate com morango. Isabela é reconhecida pela qualidade e sabor dos seus produtos, referendados pela tradição e confiança.

 

A partir de 2008, a M.Dias Branco iniciou novas aquisições. Nesse mesmo ano, assumiu o controle da Indústria de Alimentos Bomgosto Ltda, de Pernambuco, que fabrica massas e biscoitos com as marcas Vitarella e Treloso. Uma das maiores transações entre empresas nordestinas de que se tem notícia. Em 2011, a companhia adquiriu a totalidade do capital social da NPAP Alimentos, empresa que industrializava a comercializava os biscoitos e massas Pilar. E em 2012, a M.Dias Branco firmou contrato para adquirir a totalidade das ações da Pelágio Participações, que detém a Pelágio Oliveira e J. Brandão Comércio e Indústria e comercializa biscoitos, massas, bolos e snacks. Ainda em 2012, a companhia adquiriu a totalidade das cotas representativas do capital social do Moinho Santa Lúcia LTDA, que atua na atividade de moagem de trigo e fabricação de seus derivados, além da industrialização e comercialização de biscoitos e massas alimentícias em geral. Suas principais marcas são Predilleto e Bonsabor, ambas utilizadas para comercialização de biscoitos, massas e farinhas. Essas operações estão inseridas na estratégia da companhia de participar ativamente do processo de consolidação do setor, ampliando sua liderança nacional nos segmentos de massas e biscoitos, além de contribuir para o aumento de sua capacidade competitiva e presença na região Nordeste.

 

Homem visionário, Ivens Dias Branco conseguiu fazer com que a companhia e suas marcas se tornassem referências no mercado de alimentação nacional. Sua biografia de sucesso foi retratada pelo escritor Sergio Vilas-Boas no livro lançado em 2013 intitulado Ivens Dias Branco: Simples, Criativo e Prático. O executivo ganhou muitos prêmios e foi reconhecido por sua brilhante atuação como empresário. Foi condecorado na premiação O Equilibrista, em 2012, realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef-CE), recebeu o título de Cidadão Fortalezense, em 2013, homenagem concedida pela Câmara Municipal de Fortaleza a brasileiros e a estrangeiros não naturalizados que prestam relevantes serviços à capital, entre muitos outros.

 

A M.Dias Branco foi homenageada com o Prêmio Top of Quality Brazil 2010, promovido pela Organização Nacional de Eventos e Pesquisas (Onep). A empresa foi eleita no segmento de biscoitos e massas alimentícias em pesquisa realizada com os principais executivos do País, formadores de opinião, imprensa, órgãos governamentais, entidades, instituições e sindicatos de classe de todo território nacional. Os diferenciais que a elegeram foram identificados na avaliação qualitativa da opinião pública consultada que comprovou a excelência no equilíbrio de ações que garantem um alto padrão de atendimento a toda a cadeia de varejo envolvida e na plena satisfação do consumidor final de seus produtos. O rígido controle nas linhas de produção conquistou credibilidade em um mercado altamente competitivo. A companhia também foi reconhecida como uma das empresas que contribuem para o desenvolvimento social e econômico do Brasil com investimentos em projetos e ações de cidadania, ações para preservação do meio ambiente, geração de empregos e serve como exemplo de princípios básicos na gestão empresarial, adotando uma política de recursos humanos que valoriza os talentos humanos.

 

Em 2011, a M. Dias Branco ficou em primeiro lugar nas categorias Massa Tradicional, Biscoito Recheado, Biscoito Salgado e Biscoito Seco e Doce do ranking do Guia Oficial SuperHiper Meu Fornecedor. Os dados do estudo realizado em 2010 pela Kantar WorldPanel mostraram que a empresa chegou à casa do consumidor, desenvolveu essas categorias e consolidou presença nos lares brasileiros.

 

Na categoria Massa Tradicional, as marcas da M.Dias Branco lideraram o ranking, estando presentes em 61,1% dos domicílios brasileiros. No segmento de biscoitos, as marcas da empresa também ocuparam as primeiras posições na classificação. Na categoria Biscoito Recheado, a M. Dias Branco apresentou 57,3% de penetração nos lares. Na categoria Biscoito Salgado, as marcas foram consumidas em 58,3% das casas. E, na categoria Biscoito Seco e Doce, os produtos foram consumidos em 49,2% dos lares brasileiros.

 

Outra premiação importante conquistada pela empresa foi da revista Globo Rural, da Editora Globo. Há três anos consecutivos a marca é vencedora na categoria Indústria de Massas e Farinhas do prêmio Melhores do Agronegócio. Um grande reconhecimento aos investimentos que a companhia tem feito no desenvolvimento da agricultura e da indústria de alimentos no Brasil. A premiação anual conferida pela editora é, sem dúvida, um grande estímulo para a valorização das empresas que atuam em um segmento vital e estratégico para o País: a produção de alimentos.

 

A Marca Fortaleza é uma das mais reconhecidas. Ganhou duas vezes o prêmio Folha Top of Mind na categoria de biscoitos como a marca mais lembrada do Brasil. A conquista é resultado do reconhecimento dos consumidores que procuram a marca por sempre oferecer opções para viver a vida com mais sabor. A categoria “biscoito” começou a ser pesquisada pelo prêmio no ano de 2005 e a marca foi citada em todas as edições.

 

Além desta premiação, em 2010, a marca foi a vencedora do prêmio Marcas que eu Gosto, organizado pelo Diário de Pernambuco em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas (Ipespe), e o biscoito Fortaleza Cream Cracker conquistou o prêmio Top of Heart, realizado pela Potencial Pesquisa com frequentadores de supermercados da Bahia, pelo quarto ano consecutivo. O biscoito Cracker carrega toda a tradição da M. Dias Branco. Lançado em 1972, é o campeão de vendas da marca Fortaleza.

 

A M.Dias Branco prima pela comunicação com os consumidores e busca estreitar esse relacionamento para ampliar sua participação de mercado. Para comemorar seus 60 anos, a companhia convidou Antônio Fagundes para estrelar a campanha de aniversário. O ator emprestou todo o seu carisma e sua credibilidade para contar a história da maior empresa de massas e biscoitos do Brasil. As marcas da companhia investem constantemente em ações de marketing nos eventos locais mais conhecidos do Brasil com degustação de produtos, interação com o público, patrocínios, entre outras ações. De janeiro a junho de 2013, as marcas participaram da 24º Queremos Deus (Farinha Finna); 8º Pedal das Mulheres (Farinha Finna); Musical infantil Andira (Richester); Ação de Dia dos Namorados nas universidades UNIFOR, FANOR, FA7, FIC, Faculdade Christus, Mauricio de Nassau, FARN, UNP, FATERN, UNIFACEX, UNIFACS, UCSAL e UNIJORGE (Richester); Missa de Nossa Senhora de Fátima (Farinha Finna); as famosas festas juninas de Campina Grande, Caruaru, Mossoró, Cruz das Almas e Maracanau; 58ª edição do Undoukai (Basilar); 31ª Festa do Quitute (Basilar); Semana Científica e Cultural de Alimentos do Unifeb (Basilar); Jogos ExpoBento (Isabela); Wine Run 2013 (Isabela); Festa Junina em Louvor a Santo Antônio (Zabet);  ações da Ong TETO (Adria); 27ª Festa do Peão Boiadeiro de Americana (Adria);  95ª Festa de São Vito (Adria), entre outras.

 

A companhia também investe na comunicação digital, principalmente por conta dos jovens, que interagem muito mais nesse canal. As redes sociais das marcas Fortaleza, Richester e Farinha Finna são consideradas cases de sucesso. Com linguagem divertida e direcionada ao público-alvo da marca, o perfil no Facebook da Richester tem mais de 127 mil seguidores. A marca Fortaleza possui mais de 49 mil seguidores na mesma rede e, além de ensinar como preparar receitas usando os produtos, cria aplicativos para incentivar a interação e sugere dicas de variedades, como culturais e de moda. A Farinha Finna também tem o seu perfil no Facebook. A marca conta com mais de 33 mil seguidores e compartilha receitas e fotos superdivertidas, além de websérie com a conhecida blogueira e quituteira Katia Najara. Com o lançamento de Liggero!, a Adria igualmente entrou no mundo das redes sociais e criou um canal para divulgar o produto e se aproximar ainda mais de seu público. Seu perfil no Facebook possui mais de 22 mil seguidores.

 

A M. Dias Branco também faz estudos dirigidos para extensão de produtos, posicionamentos, naming e avaliação de SKUs das marcas com o objetivo de estabelecer conexões efetivas com os consumidores.

 

Com todas essas ações e investimentos, a M.Dias Branco mantém o ritmo de crescimento e se solidifica cada  vez mais como uma das principais empresas de alimentação do País. A última divulgação de resultados da companhia comprova: em volume de vendas o market share de biscoitos da M.Dias Branco fechou em 27,0% e o de massas em 27,3%. No 2T13 totalizou 427,3 mil toneladas produzidas, um crescimento de 11,4% em relação ao 2T12, com destaques para os segmentos de massas (+14,7%), farinha e farelo de trigo (+13,0%) e biscoitos (+8,3%).

 

Apoio

Atividades

Visitantes

Total: 15018